domingo, 14 de setembro de 2014

Fator Emoção do Marketing Esportivo


O marketing esportivo destaca-se pelo motivo inicial por ser uma atividade que mexe com as emoções das pessoas, assim, a imagem que é formada atinge um ponto importante dos consumidores brasileiros, que é o emocional.

A emoção talvez seja o mais poderoso e exclusivo aspecto com relação ao esporte. A dinâmica do esporte pode envolver os consumidores por sensações intensificadas de expectativa, alegria, medo, empolgação, orgulho, satisfação, raiva, entusiasmo, decepção e alívio, tudo dentro do período do evento. A natureza inerente da competição oferece uma plataforma elevada de emoções que são experimentadas direta e indiretamente por grandes grupos de consumidores em que as comemorações de vitória, raiva e tristeza esgotantes da derrota são igualmente toleradas como válvulas de escape de emoções, que seriam inadequadas de outra forma.


O poder emocional do esporte oferece aos profissionais de marketing uma oportunidade única, a de agregar sentimentos a um produto que por sua natureza não transmite emoção, como exemplo um seguro de vida ou cartão de crédito. Ao relacionar essas categorias de produtos ao esporte e personalidades esportivas dá a eles acesso a emoções que lhe escapariam de outra forma. O uso bem-sucedido do esporte no marketing coloca o aspecto emocional em jogo e isso pode desenvolver relacionamentos com os consumidores e mercados de forma eficaz.

A emoção do espetáculo esportivo é transferida, inconscientemente, para a mente do espectador e do torcedor. O que fica é a associação da marca e do produto com os ingredientes emocionais do esporte. A emoção e a beleza do esporte agregam valor comercial e, sobretudo, estético às marcas dos seus patrocinadores.

Os consumidores que são fãs do esporte, que pode variar do leve, moderado até o fanático, possuem um valor intrínseco maior do que clientes, pois ultrapassam os limites da racionalidade, aliando às suas escolhas pessoais, como seria o normal em se tratando de produtos e serviços, uma dose de emoção que as marcas ou empresas simplesmente não podem conquistar.

Entretanto, os profissionais de marketing não podem controlar ou prever as emoções (humor ou sensações) de um consumidor ou a interação de outros na experiência de consumo. Os profissionais de marketing são capazes apenas de exercer controle limitado sobre os arredores físicos. Assim, eles tomam decisões de marketing em um ambiente onde os resultados de tais decisões são imprevisíveis.

Devido à popularidade e emoção que o esporte proporciona, o marketing esportivo pode trazer o risco, em alguns casos, de que torcedores mais fanáticos dispensam o patrocinador de seu rival sempre que podem.

Portanto, não há duvidas que o fator emoção utilizado pelo marketing esportivo se torna o maior diferencial com relação aos demais tipos de marketing, pois estes não atingem de maneira tão direta e simplificada a emoção, que é um fator importante e influenciável para o consumo de produtos/serviços. 

Saudações!

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