sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Vantagens e Dificuldades do Marketing Esportivo

O marketing esportivo trás benefícios para o atleta, como uma fonte de receita; ao clube, que passa a contar com outras fontes de receita para equilibrar seu orçamento e reduzir sua dependência com ganhos mais tradicionais, como bilheteria e direitos de transmissão; e até o próprio público, que poderá ser contemplado com melhores espetáculos.

Mas quanto ao patrocinador e investidor? Ao se questionar em investir no marketing esportivo os investidores, não só podem, como devem pensar sobre as vantagens e as dificuldades que esse tipo de marketing oferece. Afinal, como tudo na vida tem seu lado bom e seu lado mais problemático.


Vantagens


1- Divulgação da Marca

O maior retorno que existe para o investimento no marketing esportivo é a imagem de marca que é formada. Com exposição de forma indireta, a marca torna-se conhecida junto a um público-alvo interessante para a empresa.
A exposição e divulgação da marca facilitada através do patrocínio de uma empresa a um clube, em vários pontos dos estádios, em camisetas, bonés, etc.

2- Apelo às Emoções

Conforme o artigo que publiquei anteriormente Fator Emoção do Marketing Esportivo, a emoção é um fator importantíssimo e diferenciado do marketing esportivo. Ao investir no esporte, a empresa cria de forma indireta essa experiência, pois as emoções que são geradas são automaticamente transferidas para os patrocinadores.

3- Custos Menores

A marca da empresa, que utiliza o esporte como ferramenta para atingir seus objetivos de marketing, passa a ser divulgada com frequência em diversas mídias, pois sempre que a foto do clube patrocinado aparece em jornais e revistas, a marca aparece também; além da repercussão nos dias de jogos. Essa exposição muitas vezes é bem maior que nas mídias tradicionais. Ao se comparar os custos, o investimento no marketing esportivo é muito compensador.

4- Ações Combinadas

Esta é uma boa vantagem, mas até o momento os patrocinadores brasileiros estão engatinhando nesse aspecto. A empresa e o clube podem realizar eventos ou qualquer outra atividade promocional, como o merchandising, promoções, brindes, produtos especiais, etc. a fim de reforçar mais a ligação entre patrocinador e patrocinado, e estreitar mais ainda os laços com do torcedor/consumidor do clube.

Dificuldades


1- Controle do Produto Esportivo

O produto esportivo é altamente incontrolável. Muitos clientes do produto esportivo têm grande impacto sobre o processo, mais do que os produtos e serviços tradicionais. O esporte e a mídia formam uma poderosa combinação de forças e boa parte do resultado desse poder e influência está fora do controle dos profissionais de marketing esportivo.

2- Mensuração

Outra dificuldade do marketing esportivo é quanto à mensuração. É difícil para os investidores saberem exatamente o retorno que podem ter, ao contrário de outras mídias. No entanto, alguns esforços estão sendo feitos no sentido de medir os resultados. Empresas e os clubes passaram a checar cada minuto de bola rodada, bem como o valor que as empresas patrocinadoras do evento obtiveram em exposição na TV, jornais e revistas.

3- Fatores Extracampo

A desorganização em campeonatos, calendário e horários de partidas estranhos, violência recorrente nos estádios e fora deles, polêmicas envolvendo atletas, torcida ou clube, podem prejudicar a imagem da marca patrocinadora. Dependendo do caso, podendo resultar também em um afastamento do público, prejudicando também os clubes.


Resumindo, as vantagens do marketing esportivo se apresentam muito compensadoras, inclusive com relação aos outros tipos de marketing, pois condicionam uma divulgação e exposição de marca muito poderosa com custos menores, tendo uma exposição em publicidade muito grande através das mídias eletrônicas, e tendo um potencial de ações combinadas que são limitadas somente a criatividade dos patrocinadores/investidores.

Quanto às dificuldades, principalmente os fatores extracampo, seriam muito reduzidas se houvesse no Brasil uma melhor organização. Exemplo disso, no futebol europeu, onde o marketing esportivo está em um nível avançado, e só se encontra nessa condição justamente por possuir campeonatos organizados, na qual estes problemas não existem, e, quando ocorrem, são rapidamente resolvidos cumprindo normas rigorosas.

As vantagens superam com larga vantagem as dificuldades que o marketing esportivo apresenta. Contudo, o desenvolvimento do marketing esportivo no Brasil, principalmente o futebol, que é disparado o mais popular esporte do país, passa pela confiança dos investidores nesse tipo de marketing, que apresenta diversas vantagens, mas que tem uma pedra no sapato: a desorganização do futebol brasileiro.

Até o próximo post!

Um comentário:

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