sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Grêmio Lança Rede de Fast Food – Pontos Positivos e Negativos

O Grêmio irá lançar uma rede de Fast Food, algo inédito no mundo do futebol, e pretende inaugurar até o fim do ano cinco unidades no Rio Grande do Sul e com expectativa que a franquia tenha 90 unidades em todo país.

O nome da marca será escolhido pelos torcedores do Grêmio, através de votação no site, entre três opções: Triburger, Hamburgueria 1903 e Brasa Azul. A previsão de abertura da primeira loja será de aproximadamente 90 dias.

Segue abaixo vídeo postado sobre a rede de fast food no You Tube:

Como se trata de um negócio inédito no mundo, não temos cases para compararmos e analisarmos. Portanto é sim uma boa e inovadora notícia para o marketing esportivo brasileiro, e que devemos aplaudir tamanha atitude e inovação!

Fiz uma breve análise sobre os pontos positivos e negativos sobre esse novo negócio para o Grêmio, a qual segue:

Pontos Positivos:

- Tem uma marca forte vinculada (Grêmio);
- Terá uma boa base de clientes já fidelizados e público alvo bem estabelecido (sua torcida), ou seja, 50% do Rio Grande do Sul, algo que dificilmente ocorre com uma nova marca no mercado;
- Bons resultados em campo podem trazer mais clientes para as lojas da rede. Pode, inclusive, se tornar um ponto clássico de comemoração dos torcedores, das vitórias, dos títulos, dos aniversários dos títulos, etc;
- Podem ser exploradas promoções para os sócios do clube, como descontos e combos, fomentando os negócios e atraindo ainda mais novos sócios;
- Os patrocinadores do clube podem também criar promoções de interação. Como exemplo, um cliente Banrisul (patrocinador máster) tem desconto ao comprar seu lanche com o cartão de crédito Banricompras.

Pontos Negativos:

- Contrário ao primeiro ponto positivo, a rede de fast food já nasce com rejeição 50% dos gaúchos, pois dificilmente veremos um colorado fazendo um lanche no local;
- Terá atuação local (o que não é necessariamente algo negativo, mas se torna devido a meta estipulada de abrir 90 lojas em todo país), pois fora do Rio Grande do Sul e um pouco de Santa Catarina, existem poucos torcedores gremistas no restante do país que justificariam abrir uma loja da rede de fast food (o que poderia ser bem explorado por Flamengo e Corinthians, devido terem torcida em todos os estados, por exemplo);
- Outro ponto positivo que pode ser negativo. É muito difícil para o torcedor separar o resultado de campo do restante. Quando o time não vai bem existe certo risco dos negócios na rede de fast food caírem como reflexo dos resultados em campo;


Acredito que esse negócio tem bom potencial se bem explorados os pontos positivos. E evidentemente, realizar o básico, entregar satisfação para os consumidores oferecendo produtos/serviços de qualidade. Vamos acompanhar o desenvolvimento dessa inovação no marketing esportivo e o resultado que ela trará para o clube.

Saudações!

Notícia link:
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,gremio-lanca-rede-de-fast-food,1122474,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário